Você sabe o que vai acontecer na póxima meia hora?

De Clermont-Ferrand


Cecília aproveita com cuidado e carinho, cheia de uma satisfação irradiante, o caça espacial que nos é tão querido. Ela vai trabalhar na hora do almoço, pedala 15 minutos de ida, 15 de volta, prende o veículo numa barra de ferro, ao lado de umas 5 bicicletas velhas, e sobe para encontrar o marido. Bernardo a espera com o almoço a caminho, cheirando à pronto. Algumas horas de conversa, projetos, detalhes, e la se vai a moça, mais uma vez, ao trabalho oleoso e pesado do Apero'Max. A despedida planta saudade em Bernardo. Então, prevendo o incômodo, ele decide levá-la. Dois numa bicicleta, em Clermont-Ferrand, devem ser brasileiros.

No elevador, no pátio, na recepção, sorrisos e uma sensação de benção comum bem aproveitada. No estacionamento, o cadeado violado.

Cecília repete que foi ali mesmo que ela tinha prendido a bicicleta. - Nossa bicicleta... - ela repetia com um tom perdido, de desespero e revolta. Bernardo controla um ódio nascente destruidor, que só viria piorar as coisas, e diz com tranqüilidade que está tudo bem. Vamos andando. Caminhamos meia hora, sob a sombra da sensação de perda, com a memória fresca; eram 15 minutos de bicicleta. A conversa demorou algumas esquinas para começar a acontecer. Uma angústia de quem não sabe o que pensar, um silêncio solene, como se alguém tivesse morrido.

Mas ninguém tinha morrido. Era preciso orar pelo ladrão. Orar pelo ladrão? Que coisa...

Depois de chegar em casa, Bernardo olha o cadeado inútil, o quarto vazio, e simplesmente não o suporta. Sai para perambular em volta do prédio, olhando a rua, as pessoas que passam, as bicicletas que não foram roubadas. Todo mundo era suspeito agora. Vai buscar Cecília no trabalho com antecedência. Fica à 6° C durante uma hora esperando, ouvindo as perguntas bobas de A.J. no telefone, como se conversasse com ele.

De volta para casa, oram para que Deus alcance o coração perdido do ladrão. Divagam sobre ele. Seria um profissional, ganhando a vida com isso? Seria um adolescente delinqüente? Conversamos sobre o futuro. Sobre a segunda bicicleta, que seria, então, a primeira.

Pedro Bernardo escreve para Pierre Bernard:

- Bernard, roubaram minha bicicleta. Você acha que eu devo ir a polícia? Será que eu tenho alguma chance de recuperá-la?
- Isso, vá à polícia, atrás do Centre Jaude, fazer o B.O. Estava no seguro? Eu sinto muito.

Não estava no seguro. Não esperavam isso da França, depois de culpar o Brasil em silêncio por toda a violência do mundo. São declarações preconceituosas do coração, que a cabeça recusa afirmar. E assim, os preconceitos vão se quebrando. É o mundo que é violento.

Assim, o sol se põe na terça-feira 11 de novembro.

No dia seguinte, Bernardo acorda cedo, se diz que hoje é um grande dia e vai à delegacia. Está antes das oito diante da porta que se abre às nove. O delegado é muito simpático, mas não faz mais que seu trabalho. Bicicleta roubada, horário, quem constatou o roubo, etc. O caça espacial se transforma em simples bicicleta roubada.

Depois, Bernardo entrevista franceses na rua, sobre como eles aprendem inglês, há quanto tempo, tudo no intuito de oferecer aulas particulares a domicílio. Alguns são bem simpáticos, outros frios como o inverno deles, e uns poucos interessados. A primeira aula demonstrativa marcada e eis que é de fato um grande dia. As enquetes dão mais frutos que os cartazes. Quando ele chega em casa, Cecília sabe sorrir. O grande dia se desenha mais dentro deles do que fora, mas eles sabem disso e acham bom. Deus também. Pai carinhoso, prepara as bênçãos do caminho, depois da tempestade.

Sexta-feira, Bernard convida Bernardo para fazer compras. Xin, um aluno de inglês, vai com eles. Boa companhia, conversas diversas no supermercado, entre as quais, a bicicleta roubada. - Como era ela? Foi muito cara? Era parecida com essa aqui? - Na entrada, o supermercado ostentava uma mountain bike prateada por 150 pontos do carnê de fidelidade. - Mais ou menos. Era mais alta, mais leve, mas não tinha amortecedor traseiro.

Depois das compras, saindo do supermercado, o coração gigante de um homem às vezes ilegível oferece, sem perguntar:

- Eu compro essa bicicleta para você.

Bernardo se contradiz, dizendo que não tem palavras.

A caminho de casa, empurrando a bicicleta de pneus murchos, ainda atônito, ele lembra que era naquela sexta que eles comprariam a segunda bicicleta, que se transformou na primeira, e que acabara de se retransformar na segunda. Ele liga para Cecília e pede que ela venha em seu encontro. Então, ela experimenta a mesma surpresa que Bernardo tinha acabado de viver. Dias mais tarde, o veículo será batizado: Slave I.

- Vamos às compras!

Bomba de ar, luvas, coletes amarelos de sinalização, um cadeado mais grosso e, finalmente, Rippley, a segunda bicicleta.

Fazendo os primeiros testes com Rippley e Slave I, Cecília encosta a mão, que estava firme no guidom, numa barra de ferro entre a calçada e a rua. Não parece grave, mas uma dor incômoda leva ao hospital, onde eles descobrem que um osso da mão direita está quebrado. Pelo menos, ela é canhota. É preciso ver o lado bom das coisas...

- O quê?! Eu quebrei um osso? Eu nunca tinha quebrado um osso!

De Cecília

De Cecília


No sábado, entram sorrindo no elevador, contando as provações versus as bênçãos, apertam o 6, a porta se fecha, a conversa rola uns momentos, e eles percebem que o elevador não se mexe.

- Pelo menos ainda tem luz. - O lado bom...

O técnico leva uns 30 minutos para chegar. Conversamos com tranqüilidade no nosso metro quadrado, mas a senhora do lado de fora não estava nada tranqüila.

- Fiquem calmos, fiquem calmos!

Ela devia estar do lado ruim...

No dia seguinte, domingo na igreja, eles ganham um hinário novinho com 349 belas músicas, para louvar o Senhor, que está no controle de tudo, em francês.

- É isso que vamos fazer. Haja o que houver.

Comentários

Anônimo disse…
Que loucura!!!!
Como vc quebrou um osso da mão, amiga???
Gente fiquei atordoada e feliz ao ler essa nova postagem, é bom demais saber o quanto vcs entregam a vida a Deus e melhor ainda ver como ele coloca pessoas boas no caminho dos dois. Se cuidem e façam seguro prara as bicicletas, pq a violência não é "previlégio" nosso... Bju e saudade! Rebeca
Oi, Rebeca! A primeira a ler as notícias mais bombásticas!

O osso da mão ela quebrou quando estávamos a vertiginosos 4k/h e ela resolveu parar com a mão numa barra de ferro. Eu avisei pra ela usar o freio...

rsrs..

Graças a Deus, ela está bem.

Olha, pra você não postar como anônima, abra primeiro sua conta Gmail numa outra aba, antes de entrar no blog. Ou então, login e senha na hora de postar o comentário.

Hoje, vamos ficar bem off-line. Mas à noite Cecília está em casa.

Abraço.

Bernardo
Mel disse…
Eeeeei, eu fui a primeira!!!
mas beto ao deixou eu comentar pq tava na maior pressa....
Soh tenho uma coisa a dizer:
Deus é muito bom.

e ponto final.

beijos!
Anônimo disse…
A Cássia, me chamou ontem (16/11/08), a noite e disse (gritou), "mães vem cá", presenti algo ruim por conta do tom da voz, ela disse: Ceci mandou um e-mail para mim e pra sra. Ler!

Estou até agora tenta entender, como é que na França se rouba bicicleta, como disse minha filha postiça "Roubo não é previlegio do BR". Ontem durante o dia, armei minha arvore de Nata, pensando em minha filha, pensei em tirar foto e mandar para ela, pois tem um cantinho c/ cadeira, que eu pensava "Cecilia ia adorar este cantinho, pois está na medida p/ ela cutucar os sininhos e tambores, Há mas ela ia levar tanto tapinha na quela mãozinha", pensava e falava c/ Ciço e Cássia, e riamos imaginando ela sentada no cantinho cutucando e fazendo muganga. Filha que Deus te ilumine e alivie as tuas dores, não estou preocupada, pois sei que Pedro está cuidando de ti e que Deus está protejendo os dois. Só estou triste em saber que tu se machuca-se.
Te amo filha, sei que estas bem, pois Jesus me acalmou o coração, quando partiste te entreguei a Deus, e disse a ele " Proteje Senhor, pois estas crianças (Ceci e Pedro) estão sob tua proteção e nenhum mal a de acontecer a eles.
E eu na minha ignorância religiosa mais c/ muita fé, sentia-me atendida.

Beijos Amo vocês D++++++++++++, de montão.
Que bom, mãe. Agora vc sabe mesmo que eu cresci.
Cresci, mas continuo a mesma desastrada de sempre! rsrs...

E o maridão me paparica tanto... :)
Anônimo disse…
Fiquei temerosa assim que li o título, me lembrou um filme de terror.fiquei com o coração apertado quando li sobre o roubo, e chorei de emoção quando seu amigo presentiou voçes.E mais feliz fiquei em saber que no comando de tudo, acalmando as tempestades DEUS estava. Cecília minha querida vou orar para que voçe fique logo curada e não sinta muita dor.Voçe está em boas mãos Pedro vai cuidar muito bem de voçe. Amo voçes demaisssssssssssssssssss. Deus abençoe voçes. Tia Nana.
Tia Nana disse…
Tia Nana! lembra do email e da senha que eu fiz pra vc?? faça jus a sua identidade de tia coruja, e deixa esse anônimo de lado!
Escrevi assim pra testar, e está funcionando muito bem!
Beijos
Beca disse…
Eu li primeiro e ponto final! huahuahua
Que bom que o maridão mima essa menininha, tem qie mimar mesmo!!
E por favor da proxima vez use o freio, viu moçinha...

Amo tu amiga!!!
Anônimo disse…
Naninha eu esqueci da senha e do email. Tia Nana.
Anônimo disse…
Não vejo a hora de já ter Tia Nana disse: Pelo menos eu já sou leitora fiel. Beijos meus pombinhos. Como sempre a anônima. Tia Nana.
Valéria disse…
Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com vcs.Sua postura diante do ocorrido,lembrou-me Pulo nestes versículos:Filipenses 4:11-13.
Um grande abraço!
Jether e Valéria.
selmak disse…
Amados, lendo seu texto sobre o caso da bicicleta, posso mais uma vez constatar a bondade do nosso Deus.Muitos perguntariam:como entender um Deus que permite uma coisa dessas?O nosso Deus é bondade pura, e nos permite crescer assim, nas adversidades, e nos inesperados momentos não tão fáceis.Pense num carvalho.Quanto mais ele é açoitado pelos ventos e tempestades, mais forte e firme ele fica."Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua justiça, e tudo o mais vos será acrescentado".Verdade! Beijo
Anônimo disse…
Eu não tinha lido ainda o ocorrido. Mas diante dess ahistória mais uma vez podemos ver a grandeza de Deus e o poder da oração. Que cuidado maravilhoso que Deus tem para conosco... E que exemplo de vida de oração que vcs tem.. me orgulho de vcs e nunca deixo de orar.. bjos amo vcs dois
Beca disse…
Que casa linda a com flores vermelhas na parede! Vocês estão me saindo belos fotografos.

Beijos e bom fim de semana!!!
É bem verdade que a paisagem ajuda... ;)

Ei, Beca, bota uma fotinha aí! Beijo!
selmyk disse…
pedro..entao,a relação "infeliz" entre vida e existencia,acho que deixei bem claro o que eu estava pensando...eh sobre o caso de umas pessoas se conformarem e contentarem em nao ter muitas emoçoes,viverem com a rotina que a sociedade dita..sabe?ainda acho que existencia..simplesmente existir,eh chato,e os animais..hm..fauna e flora,rs,nao sao infelizes pois nao sabem nem ao menos o que sao,se tivessem consciencia seriam tristes.rsrs...entao.nós que somos inteligentes(pelo menos eu acho neh?rs),deveriamos viver..intensamente,dar valor a coisas realmente importantes,dar mais valor às pessoas do que a dinheiro,ou qualquer coisa do tipo...enfim...viver..e nao apenas existir...respirar comer e dormir,ir à escola e a igreja...e sim..viver,sentir...sentir..essa seria a palavra..sentir..

um bju
amo vcs
Para quem acompanha esse blog, a mensagem deSelmy pode parecer meio estranha. Então eu explico: trata-se de um resposta a um comentário que eu fiz no blog dela. Vale a pena conferir a postagem altamente filosófica que ela escreveu lá.

Selmy, o que acontece é que o "infeliz" entre simplesmente existir e viver foi você quem colocou. Eu só fiz citar. Você disse "infelizmente" no seu texto.

"Creio que vida e existência estão infelizmente interligadas em nossa atual realidade."

É esse "infelizmente" que eu não compreendo, ou não concordo. Por que a relação entre vida e existência seria infeliz?

No mais, achei genial o desfecho sobre tocar o horizonte com os olhos.

:)

Fique com Deus maninha, e a gente vai se falando.

Bernardo
(aqui eu assino Bernardo pq o blog é público, viu)
Anônimo disse…
Minha amiga, que perrengue hein?! Eu vi o osso quebrado na radiografia (muito bonita a resolução da imagem). Caramba! Falaram o nome do osso pra vc??? É o 4º metacarpo! kkkk
Melhoras Céci! Boa recuperação! Só vi isso agora...
Se cuida! E mais atenção nas andanças hein?!
SAUDADE!
beijão!
selmak disse…
Queridos netos.
A vegetação que cobre a parede do sobradinho na foto,´seria um tipo de hera que cresce agarradinha por onde se espalha?Ficou deslumbrante assim vermelhinha; por causa do
inverno.Linda foto!
Beijo da vó.
É sim, vó. Ficou mesmo linda, mas agora ela está meio feia... não tem mais nenhuma folha! Tiramos a foto na hora certa.
selmak disse…
Pedro e Cecilia,
perguntei a voces a respeito da vegetação vermelhinha, porque fico fascinada em acompanhar essas mudanças na época de troca de estações.Selmy(sua tia), sempre me envia fotos das árvores e plantas , em épocas diferentes e é lindo ver aquilo que era bem verdinho, começar a ficar avermelhado depois amarelo e secar completamente, ficando assim completamente sem folhas.Só galhos secos;que ao findar o inverno, desabrocha totalmente em verdes variados e flores de mil cores.Não é maravilhoso?
Beijo (sem flores)

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília