Pra encerrar a série de redações nada parciais de 2005

Tema: « Uma coisa é pôr idéias arranjadas, outra é lidar com um país de pessoas, de carne e sangue, de mil-e-tantas misérias... »


A Peste


Se planejar fosse o bastante, a felicidade seria uma doença epidêmica, incontrolável e, já há muito tempo, moléstia incurável e fatal de cada cidadão da Terra. Padeceríamos todos da idéia absurda de que não há problema algum no mundo.

Primeiro, o infectado faria planos mirabolantes para solver cada dor de cabeça, cada calo, cada beijo não dado, sem fazer nada. Iria pensar no analgésico, em tirar o sapato apertado, em agarrar a moça, mas não moveria um dedo sequer. Ficaria a supor como seria bom ver-se livre dos males. E a conjetura, certa hora, ser-lhe-ia suficiente. Nesse segundo estágio da doença, ele passa a deleitar-se com suas soluções, umas óbvias, como tirar o sapato, outras hipotéticas, como agarrar a moça. Apesar de continuar com o calo doendo e sem o beijo, ele se sente feliz. Suas soluções lhe proporcionam toda a satisfação de que ele precisa, embora tenham permanecido em sua mente, onde nasceram.

No paroxismo da patologia, que anuncia o estágio final, todos veriam o estado decadente e lastimável de alguém que está tão ocupado em engendrar pensamentos que abandonou a parte física de sua vida. Alguém que, ao se deparar com a morte certa e iminente, imagina inventar certo elixir da vida, como o qual solucionaria a última das tristezas a ser tragada por algo que se diz vivo.

Assim, depois de solucionar, talvez, a fome no mundo, em um certo momento altruísta de sua existência, morreria sorrindo e quieto, o homem criativo e de braços cruzados. Morreria de felicidade.


Pedro Bernardo

Comentários

Tia Nana disse…
Estou com muitas saudades.Continuo orando sempre. Queria saber se o professor parou de implicar com Pedro. Beijos carinhosos.
Tia Nana disse…
Sentiram minha falta? Passei 4meses sem ligar o notebook. Síndrome da preguiça. Queria ir na mala de Céia, ficar com vocês. Beijossssssssssssssss
Tia Nana disse…
Decorei todos os pedidos de oração. Deixe comigo.Beijossssssssssss
Cecília Sousa disse…
Que preguiça danada foi essa??? rsrs
Sim, tia, o professor está legal com Pedro. Tudo no lugar! Obrigada pelas orações. É sempre bom saber que tem gente que não nos esquece :) Te amamos!
Selmy Menezes disse…
ohhh my....
o texto foi perfeito, perfeitoooo perfeito...
A ideia esplanada de um mundo imaginario no qual podemos tudo, e que satisfaz e até supera as torturas da vida real....brilhante
um beijo..Selmy
Cecília Sousa disse…
Viu pq me apixonei, né, Selmy? rsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília