Provas na França

Fim de semestre na faculdade é sinônimo de provas. E na França cada semestre é equivalente a um vestibular! Recebemos convocação pelos correios com data e hora. No dia D, chegamos mais cedo para verificar a folha exposta no hall da faculdade indicando a sala. Entregamos nossa carteira de estudante ao fiscal (um professor da universidade), sem ela não podemos fazer prova, mesmo se o professor o conhece, o viu todas as semanas nas aulas, mesmo se você foi um estudante participativo e responsável. Algumas provas são muito longas, chegando a durar 4 horas. Dependendo da cadeira, devemos fazer uma redação em três partes, cada uma com três sub-partes, cujo tamanho padrão é em média 4 páginas. E alguns estudantes pedem uma folha a mais porque a redação deles faz mais de 4 páginas! Nessa hora eu me apavoro diante da minha primeira página completa e me pergunto se vai ser o suficiente. Fazemos as provas numa folha específica, onde colocamos nosso nome, ano de nascimento, número de matrícula, etc, etc. Essas informações devem ser secretas, para evitar toda e qualquer influência na hora da correção, claro. Por isso, devemos dobrar essa parte da página e colar as bordas. A parte a ser colada ja vem com uma substância que ao ser molhada, funciona como uma cola. A cena no final de cada prova é cômica, os alunos, um a um, de língua estirada, lambendo o papel. E o pior, a tal substância tem um gosto ruim danado!

Comentários

Auriceia Costa disse…
Puxa! Por se tratar de 1º mundo deveriam poupar a língua dos alunos!kkkk

Beijos
Denise disse…
Eita lasqueira. E eu aqui apavorada com minhas provas de especialização... Não chgam nem aos pés das suas provas de faculdade aí amiga.
Ai amiga, como vocÊ me conhece, tudo que leio transformo em cena na mente né?! Juro, que estou gargalhando imaginando a cena dos alunos lambendo o papel pra colar....
Mas concordo com sa mãe, eles deveriam poupar a língua, colocar um recipiente c/ água, algo úmido pra passar, sei lá. Kkkkkk

Beijos!
Cecília Sousa disse…
Pois é, Dê! Hoje eu levei uma garrafinha d'àgua aha!! Mas às vezes gosto de ir "à paisana" e faço como os "locais" rsrs passo a lingua mesmo! kkkkk
Valéria disse…
Rsrsrs...muito engraçado, fiquei imaginando a cena!! Como disse Auricéia, por seu um país de primeiro mundo deveriam poupar a língua dos alunos,rsrs..
Estou orando pra que vc.faça ótimas provas!

Beijokas!!
Pedro SOUSA disse…
Otimo texto. Chegamos à 87 paginas vistas em um dia. Parabéns, Cecilia!
Unknown disse…
ri só de imaginar a cena kkkkk
não podiam colocar um selinho nessa prova? :P
boas provas!

bjo
selmak disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
selmak disse…
Uma idéia pra evitar o gosto ruim na boca: molhe o dedo na língua e, depois, passe-o na cola do envelope...não custa tentar, né?
Edward de Souza disse…
Cecília, parabéns pelo blog, gostei e passei a lhe seguir. Quando tiver um tempo, por favor, dê um pulinho em meu blog e acompanhe a série verídica que comecei a postar, cujo título é: "O dia em que gravei o Jornal Nacional".

Sua presença é importante para mim, assim também como sua opinião.

Abçs...

Edward de Souza

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília