Declaração amoroso-linguística

Sogrinha presente desde o início do namoro. 
Em francês sogro se diz "beau-père" e sogra, "belle-mère". Quer dizer "belo pai" e "bela mae". Era assim que se chamava as pessoas amadas na Idade Média, testemunhando assim do amor que se sentia pelos pais do seu cônjuge. Chamava-se a própria mãe assim. E nessa mesma época o sufixo -astre (que deu -asta em português) de "marastre", "parastre" tornou-se pejorativo. É o mesmo sufixo de "pederasta", por exemplo. Todo esse blá-blá de francês histórico pra dizer que não é à toa que chamo meu sogro e minha sogra, pais queridos do homem que amo, Sogrão e Sogrinha. "Sogro" e "sogra" tornou-se pejorativo demais e se eu os chamasse de "belo pai" e "bela mãe" soaria um tanto excêntrico. Um espírito pragmático diria para chamá-los de Jether e Valéria, como os próprios filhos os chamam. Mas eu aprendi a chamar Cícero Cabral de pai e Auricéia Costa de mãe. É uma maneira de afirmar o afeto redizendo o grau de parentesco. Essa prática não acrescenta nem diminue o amor, mas o atualiza a cada enunciado.  
Bernardo apresentando um dos seus espostes preferidos ao pai.
2012: ano em que o Sogrão e eu pudemos nos conhecer de verdade e nos tornamos amigos.
Deixo aqui resgistrados o meu amor e admiração por esse casal que hoje festeja suas bodas de pinho, 32 anos de casados, 5 filhos bem encaminhados na vida e muita história de aventura e serviço ao Senhor. Que Deus os abençoe. 

Comentários

Mel disse…
que lindo!!!

nessa foto eu tava gravida de 4 meses ;)
Anônimo disse…
Linda a sua homenagem, Ceci!
Que me dera que no dia de hoje, pudessemos estar reunidos, filhos e netos de Jether e Valéria, mais o restante de toda familia, pra nos abraçarmos e celebrarmos as bençãos
que jorram do Pai Celeste sobre nós!
Mas em espírito, estamos todos juntos! Glória a Jesus!
(a vó)
Cecília Sousa disse…
É, vó, um dia ainda faremos uma grande festa em família. A farra vai ser boa! :)
Pedro SOUSA disse…
Jether! Quer um pouco da minha barba pra botar na sua cabeça? Hehehehe
Ana disse…
Oi! que legal essa união de vcs todos!! :)
tb n sabia da definição de sogro e sogra em francês,muito bonito!! :)
Bjs p vcs todos e uma ótima semana!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Barriga de 5 meses (21 semanas)

Renovação de votos - 11 anos - Cecília